2 de abril de 2009

Eu quero ser Noel Gallagher!

Voltando no tempo, estamos em 1995 e eu com meus 13 anos de idade. Naquela época não existia internet, youtube, mp3, msn ou google. Quando alguém gostava de uma banda vestia sua camisa, comprava seus discos e acompanhava todo mês as revistas de música e notas no jornal para saber as informações de sua banda predileta, e até mesmo apelava para a MTV. Nessa época eu precisava de uma "nova" banda favorita, pois o Guns 'n Roses havia desandado. Foi quando descobri o Oasis, de Noel Gallagher.

O Oasis é uma daquelas bandas que se você gosta você adora, e se não gosta odeia. Seu líder não é Liam Gallagher, e sim seu irmão Noel, principal compositor e lead guitar da banda. Ao pensar em um lead guitar de uma banda de rock pensamos em Jimmy Page, Joe Perry ou Keith Richards, mas Noel não é nada disso. Ele não é um riffmaster nem mesmo um guitarrista solo virtuoso, ele não criou novas páginas na história da guitarra. Muito pelo contrário, pois por trás das camadas de guitarras psicodélicas, efeitos e distorções que são característicos no som do Oasis, tem uma sonoridade fantástica que vem simplesmente de um violão e do Noel tocando acordes abertos (aqueles mais simples, que são os primeiros que se aprende ao começar a tocar guitarra/violão). Esse som é tão fantástico pois Noel cria grandes músicas, e no formato acústico as músicas desse cara que cresceu ouvindo The Beatles crescem demais.

Naturalmente que o Oasis tem grandes guitarras em suas músicas (são exemplos disso Supersonic e Gas Panic) pois a banda possui outro guitarrista fantástico chamado Gem Archer, porém no formato acústico eu destaco 2 momentos sublimes do Noel e suas canções. Em 1996 o Oasis fez seu Unplugged MTV (excelente programa que infelizmente foi deixado de lado pela emissora), e num dos escandalos dos irmãos Gallagher Liam não subiu ao palco, e Noel resolveu fazer o show mesmo assim, cantando todas as músicas, e com sua voz e seu violão deu vida a canções praticamente obscuras do repertório da banda, tais como Talk Tonight, The Masterplan e Listen Up.

Coincidência ou não, 10 anos passados Noel e Gem fizeram uma série de show num formato semelhante, porém acrescentando a guitarra de Gem junto ao violão. Destas apresentações sairam materiais conhecidos como "Sitting here in silence" e "The Dreams We Have As Children", que apresentam algumas das mesmas músicas daquele acústico MTV, além de canções mais recentes como The Importance of Being Idle e Don't go away e versões irreconhecíveis para Fade Away e Slide Away (as melhores do show). Claro que não poderiam faltar covers dos Beatles, e encontramos belissimas versões de Strawberry Field Forever e All You Need is Love, e uma surpreendente (e bela) versão para "There Is A Light That Never Goes Out", do Smiths (O.O).

Esse é o tipo de músico que me lembra que por trás de todos os clichês do rock and roll, é preciso ter grandes músicas, e em Maio eu estarei lá para ver e ouvi-las ao vivo, novamente.

Postado por Társio, ao som de Noel Gallagher & Gem Archer - Slide away.

Nenhum comentário: