15 de abril de 2009

Timbres !!!






















Dentro do universo “guitarristico” , quanta gente vidrada em timbres encontramos por aí. Quantos aficionados por captadores, chaves seletoras, corpos e braços de guitarras e seus formatos e sons diferenciados. Isso é tudo uma grande loucura ! Talvez este misterioso desejo “timbrístico” seja a resposta para a tão famosa G.A.S. Se você não sabe o que é isso eu explico. Guitar Acquisition Syndrome !!!! Uma maldita doença Psiconeurótica ! E pega viu !!! Quantos malucos por aí vivem gastando toda a sua grana na busca pelo timbre ideal. Será que eu sou maluco ?? Existe uma diversidade de guitarras, amplificadores e latas pelo mundo afora. Essa maldita doença é capaz de falir muitos pais de famílias por aí. Mas a verdade é que essa tal de G.A.S. altera mesmo a nossa cabeça. Eu podia ser feliz, ter uma Ibanez amarela e uma pedaleira Zoom, mas não eu tinha que gostar dos sons de antigamente !

O apelo para a realização de vendas de instrumentos musicais é muito forte. E se a gente analisar a fundo, vai perceber realmente que tem muito marketing voltado para um passado não tão distante da história da guitarra. Mas a realidade é que isso tudo contamina. E a gente começa a pirar no som que queremos fazer.

Já imaginou o som de Eric Clapton sem a famosa Stratocaster ? Eu sei que ele utilizou outras guitarras em sua carreira, mas a Stratocaster, chega a fazer parte de seu corpo. Já imaginou o Allman Brothers sem a pegada de uma magnífica Les Paul ? Não dá ! Consegue imaginar outra guitarra pegando fogo no palco, na frente de Jimi Hendrix ? Não né ? Você tenta imaginar, mas só vê uma Fender a queimar ! Será que o som de Neil Young seria a mesma coisa sem a famosa “Old Black” ? E Peter Green ? Soaria da mesma forma sem a inversão dos pólos dos captadores de sua ex - Les Paul ??? Gary Moore que o diga né ? E Fredie King ? E B.B. King ?? Quantas peculiaridades não ?

Toda essa massa sonora produzida desde os anos 50 através dos sons de guitarras nos traz um assunto muito sério. Como é que queremos soar ??? A resposta é bem mais fácil do que a realização do objetivo! Aquela história de prática e teoria sabe ? Tá todo mundo cansado de saber que além do instrumento, os dedos contam muito no timbre. E alguns caras são tão mágicos que a gente saca a pegada no primeiro Bend !

Enfim, na Marafa Blues Band a gente prioriza o som crú. A gente sabe que é impossível soar como antigamente. Guitarras com 50 anos de idade soam muito diferente de guitarras produzidas atualmente. Madeira seca é o elemento maior de toda essa história!
A nossa idéia é tentar soar o mais próximo possível de tudo o que a gente curte. E a gente curte a raça, a pegada de músicos que não tinham ferramentas de trabalho modernas. Guitarristas que timbravam e arrancavam sons maravilhoso na unha, na raça. Tentamos alcançar essa vibe transmitida pelo Blues e o Rock tradicional. Tarefa muito difícil. Mas nos vamos seguir com nosso objetivo !

Abraços

Nenhum comentário: