26 de janeiro de 2009

Percepção musical

A percepção musical é um papo curioso, e ela talvez seja a razão que nós (músicos) fazemos música, alguns pelas razões certas (passar uma mensagem, compartilhar sentimentos) e outros pelas razões erradas (ego geralmente...). Essa percepção influencia no modo de quem faz música ouve o que está sendo feito pela banda, e naturalmente reflete na maneira como você vai tocar a próxima parte, resultando na dinâmica da banda. Recentemente eu descobri que a minha percepção musical é distorcida.

Algumas pessoas tem as notas musicais precisamente definidas em sua cabeça. Ao afinar um violão "de ouvido", muitos acertam precisamente a nota E (mi, tônica da afinação padrão, a Standard) de cabeça, enquanto eu ao afinar de ouvido, sempre acerto a nota em Eb (Mi Bemol). Um pequena e antiga distorção na minha percepção musical. Eu também tenho uma discrepância ao afinar a corda B (Si), pois sempre acho q ela é um pouco mais aguda do que realmente é para estar afinada, porém eu já sei que é só esticar um pouco menos do que meu ouvido considera ideal, e bate perfeitamente! O que eu não sabia é que a minha percepção quanto ao volume também é torta.

Na Marafa eu não uso pedais de guitarra e nao mexo na equalização do amplificador durante o show, então além do volume master do amplificador (que me dá um leve crunsh), eu só tenho como recursos os potenciometros de volume e tone na guitarra, e o slide. Costumo tocar as bases com o volume da guitarra no 4 e nos solos com o volume máximo. Nos solos o público e a banda me ouvem perfeitamente, mas nas bases eu descobri que a minha percepão do meu volume TAMBÉM é errada, pois ao contrário da maioria dos guitarristas o que eu considero ideal para o meu volume é menos do que a banda (e o público também) precisam para me ouvir bem.

Portanto marafentos preparem-se, porque daqui para frente eu vou subir o volume!

Postado por Társio, ao som de Bruce Springsteen - The Wrestler

Nenhum comentário: